sexta-feira, 24 de abril de 2015

Tipos de bullying.

Oi gente,

 Vou falar um pouco sobre os tipos de bullying, e onde acontecem.

 1. Físico

O bullying físico é aquele que, como diz o nome, traz danos físicos para a vítima. O bully, ou agressor, bate, puxa o cabelo, belisca, morde, prende a pessoa em algum lugar ou realiza algum outro ato violento por um pequeno motivo ou sem motivo algum. Como qualquer outro tipo de bullying, ele pode começar na educação infantil e ir até o ensino médio, piorando no decorrer dos anos, pois o agressor adquire mais malícia e mais força.

 


 

2. Verbal

É o tipo mais comum e mais difícil de ser identificado, pela facilidade com que as pessoas dizem coisas impensadas. São as famosas piadinhas, gozações, apelidos, ameaças e fofocas. A diferença entre este tipo de bullying e a mera brincadeira é que na brincadeira todos se divertem com a piada, e no bullying, o alvo da piada sofre. Destaca-se que o sofrimento pela palavra pode doer mais do que qualquer soco.


 3. Material

É o ato de esconder, sujar, rasgar, estragar, jogar em algum local inacessível, riscar ou danificar os pertences da vítima. Lembrando que o bully quer sempre mostrar a sua força, e destruir os bens alheios é uma forma de intimidação usada para tal.


 4. Moral ou Sentimental

Este tipo é parecido com o verbal, mas as principais diferenças são que, neste, não existem as provocações, somente os apelidos, e são coisas que atacam diretamente o lado emocional da vítima, podendo fazer com que ela se afaste do convívio normal com as pessoas e enfrente sérios distúrbios, como bulimia, anorexia, mutilação, entre outros.


 5. Psicológico

É uma variação do verbal ou moral. Pode fazer com que a pessoa sempre pareça culpada, e o bully faz coisas para culpar e prejudicar a vítima, o que pode acarretar problemas mais sérios, como depressão ou mania de perseguição.


 6. Sexual

Este é mais comum quando acontece com meninas. Os principais focos do agressor são as meninas que se desenvolvem mais rápido ou que são muito atraentes. Um caso muito comum é quando a vítima está alcoolizada ou, de alguma forma, indefesa.


 7. Virtual ou Cyberbullying:
É uma extensão dos outros tipos, mas virtualmente, o que pode ser feito através de um perfil anônimo, ou não identificável. Pode ser uma ameaça, zombação direta com a vítima, fofoca entre um grupo de pessoas para excluir a pessoa ou alguma armação para um posterior tipo de bullying que ocorrerá pessoalmente.




Em uma única sala de aula pode haver vários tipos de bullying. E, sempre há. Geralmente a pessoa que sofre não consegue contar para alguém. E isso só piora a situação.

O bullying pode acontecer em vários lugares, mas os principais são: ambientes escolares ( onde acontece bullying físico, verbal, emocional, etc, etc, etc. Quase todos em um único lugar) e na internet, o famoso Cyberbullying.  ( próximo post falaremos sobre ele)

Fontes:
http://familia.com.br/como-reconhecer-os-diferentes-tipos-de-bullying-e-proteger-o-seu-filho
 http://www.livrosepessoas.com/tag/bullying/
google imagens.

Obg por lerem, e desculpe por esse ter ficado um pouco maior. Comentem o que estão achando. Bjs.

Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário